redes sociais 2
Vamos falar um pouco sobre Redes Sociais. Bem, como o próprio nome diz, são agrupamentos de usuários com praticamente (nem sempre) as mesmas intenções. Segundo o CERT, redes sociais são redes de relacionamento que permitem que os usuários:
  • Forneçam informações sobre si;
  • Acessem informações sobre outros usuários;
  • Utilizem mecanismos de comunicação;
  • Se agrupem, de acordo com afinidades, características, interesses e objetivos em comum.
As características principais:
  • Facilidade de acesso;
  • Rápida velocidade de propagação de informações;
  • Grande quantidade de usuários e informações pessoais;
  • Dificuldade de exclusão de informações e controle sobre as informações;
  • Tempo que as informações ficam disponíveis;
  • Alto grau de confiança que os usuários depositam entre si;
  • Novas oportunidades de negócios;
  • Presente em diversos meios.
Os principais riscos:
  • Contato com pessoas mal-intencionadas;
  • Furto de identidade;
  • Invasão de perfil;
  • Uso indevido de informações;
  • Invasão de privacidade;
  • Recebimento de mensagens maliciosas;
  • Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos;
  • Danos à imagem e à reputação;
O Brasil foi considerado o terceiro maior consumidor de internet do mundo segundo dados levantados pela Hootsuite e We Are Social (pesquisa feita em janeiro de 2018) Segundo a Global Digital Report 2018, 4 bilhões de pessoas no mundo usam a internet. Mais de 3 bilhões estão conectados a alguma mídia social e 9 a cada 10 pessoas acessam as plataformas pelo celular. A Global Digital também informa um crescimento de 20% ao ano. Número de usuários de internet em 2018: 4.021 bilhões (sobe 7% ano a ano) Número de usuários de redes sociais em 2018: 3.196 bilhões (sobe 13% ano a ano) Número de usuários de smartphone em 2018: 5.135 bilhões (sobe 4% ano a ano) (by  Global Digital Report 2018 – https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018) Segundo o site Hongkiat (https://www.hongkiat.com/blog/social-network-users-infographic/), existem 12 tipos de usuários nas redes sociais:


  1. Os Mergulhadores: Acessam suas páginas de vez em quando, normalmente ficam dias, ou até semanas, sem postarem.
  2. Os Ultras: Verificam as atualizações dezenas de vezes por dia. Admitem a obsessão alegremente (14% dos usuários do Facebook gastam, no mínimo, 2 horas por dia).
  3. Os Navegadores: Afirmam que a rede social não controla suas vidas, mas ficam ansiosos quando são incapazes de acessá-la (20% dos usuários do Facebook se sentiriam “ansiosos” ou “isolados” se tivessem que desativar suas contas).
  4. Os Virgens: Dando seus primeiros passos na mídia social (19% dos britânicos não usam nenhum tipo de rede social).
  5. Os Espreitadores: Se escondem nas sombras do ciberespaço. Observam o que os outros estão falando, mas, raramente (ou nunca), participam.
  6. Os Pavões: Concurso de popularidade. Alto número de seguidores, fãs, curtidas e re-tweets (um a cada 10).
  7. Os Reclamões: Mansos e calmos em conversas cara a cara. Altamente teimosos online.
  8. Os Substituídos: Adotam novas personalidades online para que ninguém reconheça sua verdadeira identidade.
  9. Os Fantasmas: Criam perfis anônimos por medo de entregar informações pessoais à estranhos.
  10. Os Informantes: Procuram aprovações ao serem os primeiros a compartilharem as últimas “coisas” com as audiências.
  11. Os Questionadores: Fazem perguntas a fim de iniciarem conversas.
  12. Os Perseguidores de Aprovação: Constantemente atualizam suas linhas do tempo após postarem. Ficam inquietos até alguém responder (um a cada 7 usuários do Facebook dizem ser importante alguém curtir ou responder suas atualizações).


A maior falta de segurança vem da parte dos adultos, as crianças são apenas reflexos dos pais. É incrível como as pessoas ainda não entenderam que a WEB é monitorada 24h por dia. Todas as conversas, fotos, posts, passam por servidores internacionais que registram e armazenam estas informações.
Qualquer mensagem que for enviada pela rede que contiver palavras específicas, por exemplo “bomba”, automaticamente os servidores de rastreio identificarão a sua origem e a partir deste momento toda a movimentação do seu endereço de IP será monitorada até que seja confirmado que você falou “bomba de chocolate” e não “bomba de C4”.

Muitas pessoas podem estar rindo desta comparação, mas, lembrem de que um surfista, em 2004, fez uma brincadeira no aeroporto de Miami (EUA) quando lhe perguntaram o que era aquele equipamento que ele estava levando e a resposta dele foi apena “bomba”.

“Apesar de ter sido alarme falso (e, segundo familiares, problema de tradução), o Departamento de Justiça dos EUA diz em nota que os dois podem pegar até cinco anos de prisão e ter que pagar multa de US$ 250 mil por “dar falsa informação de ameaça”. “ Jornal Folha de S. Paulo 06/11/2004
   
Não estou dizendo que se você escrever “bomba” na sua mensagem o FBI vai bater à porta da sua casa,  o que estou dizendo é que depois da informação lançada na WEB, não adianta você apagá-la.
Nossa, então eu não posso publicar mais nada que estou sendo rastreado?
Sim, você está sendo monitorado, mas, a única maneira de não chamar a atenção é sabendo o que você está postando ou falando na WEB.

Outro problema é a falta de atenção aos detalhes.
O internauta recebe uma mensagem de um número que não reconhece, a curiosidade é maior e ele clica para ver.
A mensagem possui um link.
A curiosidade esta “berrando”.
O usuário clica e …
Parabéns, você foi mais um internauta contemplado com um vírus ou uma clonagem de sua linha telefônica.

Não acredite que uma mensagem seja realmente de quem ela diz ser. Os hackers podem invadir contas e enviar mensagens que parecem ser de seus amigos, mas não são. Se você suspeitar que uma mensagem é fraudulenta, copie o número e tente ligar de uma linha bloqueada para saber se o número é real mesmo, se não for, bloqueie e vida pra frente. Isso inclui convites para entrar em redes sociais.
Por isso, cuidado com informações desconhecidas.
Quanto as publicações, saiba o que você está publicando a seu próprio respeito.
Lembre-se que tudo que for postado em sua rede social é ETERNO, não adianta você apagar. Lembre do ditado: “Existem três coisas que não voltam atrás, a flecha lançada, a oportunidade perdida e a palavra dita”, eu acrescentaria uma quarta, “a postagem feita”.

Muito cuidado em divulgar informações confidenciais ou de caráter de segurança pessoal.
Uma das formas mais comuns usadas pelos crackers para invadir contas ou ter acesso privilegiado a algum site é o link “Esqueceu sua senha?”. Para entrar na sua conta, eles buscam as respostas para suas perguntas de segurança, como seu aniversário, cidade de origem, turma do colégio ou o nome do meio de sua mãe.
A maioria dos internautas tem tudo isso em suas redes sociais.

Outra coisa, nunca informe onde você está naquele momento.

Ex.: “Curtindo as férias de verão com TODA A FAMÍLIA”.

Obrigado pela informação, você acabou de dizer para todo mundo que sua casa está “vazia” e tem uma grande chance de quando você voltar ela estar mais vazia ainda.

Não permita que serviços de redes sociais examinem o seu catálogo de endereços de e-mail.

Aqueles sites que você entra e pedem para você colocar usuário e senha do seu e-mail para que eles localizem seus amigos que já estão conectados, eles possuem um sistema de rastreio que pode enviar e-mail para todos os seus contatos e também para pessoas que você enviou e-mail apenas uma vez.

Sites de redes sociais devem explicar que vão fazer isso, mas alguns não explicam.
Nunca, de forma alguma, clique em um link que você recebeu por e-mail para entrar em alguma rede social (nem em bancos). Se você for entrar em sua rede, entre no seu navegador, digite o endereço da sua rede social (ou banco) e entre por ali. Jamais clique nestes link por e-mail, eles podem ser (na maioria das vezes são) links falsos para coletar seus dados.

“A, mas eu cliquei e abriu a página da minha rede social!”. Na maioria das vezes não é o site oficial da sua rede social, é um mascaramento idêntico ao site oficial.

Ladrões de identidade podem criar perfis falsos, a fim de obter informações suas, por isso, cuidado ao aceitar amigos em sua rede social.
Cuidado ao adicionar aplicativos adicionais em seu site. Faça uma pesquisa minuciosa antes disso, nem tudo que está disponível foi testado por alguma empresa idônea.

Resumindo, seja cuidadoso ao elaborar as suas senhas e muito mais ao usá-las.
Habilite as notificações de login do seu perfil para saber se alguém está usando sua senha indevidamente.

Habilite a verificação em duas etapas caso haja.
Evite cadastras perguntas de segurança que possam ser facilmente descobertas (nome do cachorro, cidade onde nasceu, etc.)

Utilize um e-mail de recuperação que você acesse regularmente.
Use sempre as opções de silenciar, bloquear ou denunciar caso identifique abusos como imagens indevidas, perfis falsos, alguém o esteja incomodando, spam, etc.
Certifique-se de usar conexões seguras.
Utilize e mantenha atualizados os mecanismos de segurança como antispam, antivírus, firewall pessoal, etc.

Desconfie de mensagens recebidas.

Seja cuidadoso ao acessar links reduzidos (aqueles que vem apenas o nome do site e não mostra o endereço inteiro).

Considere sempre que você está em um local público (WEB).

Cuidado ao confirmar presença em eventos públicos organizados via rede social, seus dados podem ser vazados.
Seja seletivo ao aceitar contatos ou se associar a grupos.
Não acredite em tudo que lê (por favor).
Nenhuma rede social é segura, isto é fato, por isso, não acredite em promessas de anonimato que elas oferecem.
Muito cuidado ao fornecer sua localização. Fotos em tempo real também podem identificar sua localização. Nunca divulgue plano de viagem ou quanto tempo ficará ausente.

Nunca divulgue informações de outras pessoas sem sua expressa autorização, muito menos seus hábitos e rotinas, isso é muito perigoso.
Instrua seus filhos quanto aos riscos das redes sociais, fique sempre de olho.
Não exponha seu filho online. Tentem não constranger seus filhos divulgando fotos ou comentários que possam embaraçá-lo.
Lembrem, não existe receita milagrosa, você é o maior responsável pela sua própria segurança.

Bibliografia

Hongkiat, (https://www.hongkiat.com/blog/social-network-users-infographic/ ) 03/04/2019
Cert.br, (https://cartilha.cert.br/ ) 03/04/2019
We Are Social, (https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018 ) 03/04/2019